11 março 2009

Crise e Tecnologia

A AIG, é a maior seguradora mundial. Está presente em 103 países, incluindo o Brasil, é patrocinadora do Manchester United, e teve um prejuízo de US$ 61,7 bilhões no último trimestre do ano de 2008, sendo esse o maior prejuízo da história. Aqui no Brasil, as coisas também não andam muito bem, a Embraer, uma das empresas mais admiradas do país, que exporta produtos de alta tecnologia para o mundo todo, sofreu um choque. Eis que a imagem da empresa ficou abalada, devido a demissão de 4,2 mil funcionários. Funcionários esses que foram até o Palácio do Planalto para protestar.
Já a gigante Blockbuster, vem sentindo os efeitos da ascensão das mídias digitais. As quedas da Blockbuster, chegaram a 86%, afinal, os meios digitais utilizados, como por exemplo downloads de filmes na internet e também a adesão de tv por assinatura, são cada vez mais comuns, e são preferência na vida do consumidor moderno, e apto a novas tecnologias. Esses são alguns exemplos da famigerada crise econômica. Crise esta que de marolinha não tem nada, e que está mais para tsunami. E exemplos também, da revolução que as mídias digitais andam causando.

Um comentário:

  1. Realmente, a AIG e a Embraer sofreram um grande abalo e tiveram receitas e investimentos cortados de forma contundente. Além dessas duas empresas, não há como negar que a indústria também vai de mal a pior, já que os últimos dados divulgados mostram que o crescimento caiu 1,3%, queda pelo quarto mês consecutivo. Podemos até pensar que a maior ajuda agora pode ser governamental, mas não podemos esquecer que a interferência do Estado na economia só será efetiva se o setor privado começar a se tocar e encontrar saídas criativas para driblar, parcialmente, as dificuldades.

    ResponderExcluir