05 maio 2009

Sobre o Grunge...

Pensei em falar sobre música, estava ouvindo '' In Bloom'', e daí a inspiração pra esse novo post!!


Escolhi falar sobre o Grunge, e isso me fez lembrar Nirvana. Gosto muito de Nirvana, é uma banda underground que brilhou, fizeram grande sucesso, tinham muita atitude, Rock pra mim significa atitude, e essa coisa de banda de garagem e tudo muito alternativo também me atrai, assim como os anos 80!!


Kurt Cobain era o idolatrado vocalista, com suas letras quase sempre sarcásticas e melancólicas, frisando o desejo de liberdade, o Grunge sempre teve um quê de ''vou me matar'', sempre foi algo trágico, depressivo. Tragédias e melancolias essas que angariaram milhares de fãs por todo o mundo. É muito fácil reconhecer um fã de Grunge. Geralmente, andam de camisa de flanela (vulgo camisa de lenhador), ah claro! essa camisa de flanela é usada por cima de uma camiseta de alguma banda, tem também o jeans rasgado, é infalível, se você pechar com alguém trajado dessa forma já sabe que é um apreciador das famigeradas bandas de garagem.


O Grunge é oriundo de Seattle, teve grande popularidade em meados dos anos 90, e sua ''decadência'' também se deu ali nos 90's. Pode se dizer que o Grunge foi uma reação contra o domínio que o Glam Metal exercia na época (ah o Glam Metal, o Hard Rock, minhas outras paixões musicais, logo teremos posts sobre essas duas vertentes!), e Nirvana foi a grande banda do movimento. Outras bandas como Pearl Jam e Stone Temple Pilots, fizeram grande sucesso, e claro, não podemos esquecer de Alice in Chains com a magnífica canção ''Man in The Box''. Soundgarden, que banda boa, ''Black Hole Sun'', essa música é MARA como diz o outro, no tempo em que Chris Cornell era um gurisinho ainda.


O declínio do movimento começou após o suicídio de Kurt Cobain, se bem que a galera não queria sucesso mesmo, o povo Grunge era avesso ao mainstream... Dizem até que Kurt se matou por esse motivo mesmo, afinal, ele não queria sucesso, queria apenas fazer o som dele, e as coisas tomaram proporções enormes. Aquilo não estava no script, pelo menos não no de Kurt. O cara que transformou o underground em sucesso comercial e deu voz a milhões de ''rebeldes sem causa'' mundo afora...


À propósito, a música ''In Bloom'' que eu citei lá no início é do Nirvana, e é uma crítica às pessoas que ignoravam o significado por trás das canções. Foi lançada no álbum Nervermind, álbum esse que consagrou a banda no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário