21 fevereiro 2009

Pra Descontrair!!

Em tempos de crise financeira, corridas políticas, confrontos entre servidores e autoridades, aí vai algo para descontrair!!

Eis que eu, em busca de novidades e coisas engraçadas na net, encontro o novo comercial da Cerveja Heineken. É simplesmente muito divertido... Um pouco de alegria enfim...

15 fevereiro 2009

Os rumos políticos da educação

É notável e, ao mesmo tempo não é novidade, que o Governo do Estado carece de uma estrutura efetiva que melhore as condições da educação no Rio Grande do Sul. Professores são mal remunerados, as salas de aula da rede estadual estão cada vez mais precárias e alunos chegam à 4ª série como analfabetos funcionais. Porém, a última atitude tomada para montar uma força tarefa contra o governo deixou a desejar dos nossos educadores.

Estampar a cara de Yeda Crusius em outdoors e folhetos e atribuir sua face a adjetivos como destruição e corrupção excedeu limites. Sim, 10 sindicatos participaram da ação, mas é evidente e claro que foi o Cpers quem comandou a ofensiva. Todos entendem o quanto o governo tem sido negligente às mazelas da educação, mas atacar diretamente uma governante e humilhar uma pessoa publicamente ultrapassa a ética que docentes devem ter.

Essa atitude publicitária não vai garantir nenhum benefício, mas apenas acirrar (ainda mais) a rixa entre a categoria e a administração pública. Aliás, já não se sabe se o sindicato está apenas tentando impedir as mudanças em seu plano de carreira ou se fatores puramente políticos tem influenciado o grupo. Desde que o PSDB se mostrou simpático à reeleição de Yeda, a animosidade entre a tucana e o Cpers aumentou. Parece mesmo que o sindicato entrou na briga eleitoral, e, pelo histórico sindicalista, quer uma frente de esquerda no comando.

Pelo menos, o óbvio já aconteceu. O órgão tão pouco instalou os outdoors e o Ministério Público (MP) já agiu e mandou cobrir todas as ilustrações depois que a governadora ajuizou uma ação contra a iniciativa. Mesmo em São Paulo, cobrindo a agenda (que, sinceramente, permanece obscura) para palestrar sobre sua principal arma, o Déficit Zero, Crusius articulou e tomou conta da ação sindical, bem informada pelo seu primeiro escalão, principalmente, pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel.

Contudo, não é justo tirar a razão dos professores, que estão indignados com a administração pública. Implantar, por exemplo, o sistema de meritocracia em salas de aulas precárias, em escolas com conteúdo bibliográfico escasso e profissionais com salários baixos é, no mínimo, improcedente. Primeiro, o governo precisa rever a planilha de gastos e investir mais em educação. Entretanto, os educadores, que devem ser a base de formação de milhões de crianças e jovens, precisam ter mais cautela antes de promover uma ofensiva tão direta e inconsequente.

04 fevereiro 2009

A importância da Comunicação

Muita gente acha que o jornalismo não é importante, e que não faz falta pra ninguém. Agora parem e pensem, o que seria do mundo sem comunicação?

A comunicação, a informação,são sim muito importantes, por exemplo, há pouco tempo atrás, Santa Catarina foi tomada por uma grande tragédia, milhares de pessoas ficaram sem casa, ficaram sem teto, sem nada. Tragédia semelhante ocorreu em Pelotas dia desses, e, se não fosse a comunicação, se não fosse a informação, como ficaríamos sabendo de tudo isso? Por meio de pombos-correios? Ou por meio de garrafas que aparecem na beira da praia com uma mensagem dentro?
A imprensa foi sim muito importante nos dois casos, afinal de contas, muitas pessoas de enorme coração, após assistirem as cenas de desespero que quem tudo perdia, contataram veículos de comunicação, fizeram correntes do bem, e ajudaram aos que mais precisavam!!
Ainda sim, eu sei que tem muita gente que não dá valor pra imprensa, e ainda acha que o jornalismo não é importante,até mesmo gente muito importante e de alta magnitude do nosso País diz que a imprensa lhe dá ''azia''. Eu sei que estou fazendo a minha parte, cumprindo o dever de um jornalista que é levar informação, estou cumprindo minhas obrigações sociais!! Fazendo o bem sem olhar a quem. Portanto, antes de qualquer coisa, pense bem,afinal a comunicação faz parte da vida.