23 junho 2009

No lugar errado na hora errada

O que estamos assistindo no Irã é o conflito entre ditadura e democracia. E, com exceção do presidente Lula, todos sabem de que lado ficar. Digo isso pois, mesmo após os difíceis anos de ditadura enfrentados no Brasil e outros exemplos dessa situação no mundo, o nosso presidente acusou o povo que vai às ruas de Teerã para lutar pela liberdade de "golpista", disse ainda que a eleição que ocorreu por lá é legítima. Vale lembrar que Lula foi o único chefe de estado a apoiar Mahmoud Ahmadinejad.

É difícil prevermos o que vai acontecer no Irã daqui por diante. Porém, é fácil concluirmos que alguma mudança teremos por lá. Afinal, os protestos e as mortes não deverão permanecer infinitamente, mesmo porque uma situação dessas é prejudicial ao próprio governo. Uma maior abertura ou não, não sei, mas algum acordo com os oposicionistas o governo do Irã deverá fazer.

Acho que para o mundo ocidental, com exceção do presidente Lula, a gota d'água se fez com o vídeo que mostrava o momento da morte de uma garota nas ruas de Teerã, no meio dos protestos. O vídeo driblou o sistema de bloqueio à comunicação imposto por Ahmadinejad e chocou o mundo, principalmente após o anúncio de que a garota baleada nem sequer estava protestando no momento em que foi vítima de uma milícia pró-governo. Estava no lugar errado na hora errada. Acabou se tornando mártir e símbolo da luta pela liberdade no Irã.

De Obama pouco se espera, afinal, ele se manteve omisso até o momento. Disse que o importante agora é apenas mostrar o que está acontecendo. Porém, o momento é crítico e exige pressa, para que menos pessoas morram em nome dessa liberdade utópica. Propondo um diálogo maior com o mundo islâmico, Obama conseguiu um certo "crédito". Talvez fosse esse o momento de gastar o crédito e propor medidas práticas. É uma das poucas esperanças para quem persiste brigando e morrendo nas ruas do Irã.

Enquanto o inimigo do mundo e amiguinho de Lula, Ahmadinejad, tenta arrumar uma forma de conter a revolta, os oposicionistas acreditam poder acabar com o regime teocrático iraniano. Com exceção do presidente Lula, todos sabemos que lado apoiar.

20 junho 2009

em tempos de crise amorosa( ano passado)

TRISTEZA

Tudo que escrevo é com rancor
Tristeza, ausência
Escassez do amor

No meu peito sobra saudade
Por onde quer que eu vá
Me falta a felicidade

Sem rumo vou andando
Fico nas ruas a vagar
E todas às vezes pensando
Que decisão eu devo tomar

Minha vida não é pra sempre
Então espero que um dia desses
Uma paixão em meu peito entre

Sonho, desejo, ambição
Esses sentimentos não estão em minhas mãos
Pois me mantenho com os pés no chão

Tudo que quero é viver
Sem regras ou medo de errar
Pois cada dia que passa
Desejo ter a arte de acertar


lucas cunha

TEU SORRISO

TEU SORRISO

Teu sorriso é demais
Tira meu sono
A minha paz
Esse sorriso quero ver
Até o dia de eu morrer.

Não te conheço muito bem
Mas tinha que falar
Teu sorriso é diferente
Me faz sonhar.

Teu sorriso é o toque especial
Em um ser espetacular
Muitos homens encantou
Mas o amor que te faz sorrir já encontrou?

Fico pensando
Será que pra mim tu vais sorrir
Tomara ver de frente esse sorriso
Que me encanta, me alucina
Aquele mesmo que me faz sonhar
E é de se apaixonar.

Quem dera pudesse ter
Esse sorriso pra mim
Você tem outras qualidades
Mas nunca falei contigo
Não posso as citar
Mas dou um aviso
Teu sorriso é de arrasar.


LUCAS CUNHA

18 junho 2009

Matem o mensageiro

Lá do Cazaquistão surgiu uma voz em defesa do presidente do Senado, José Sarney. O dono da voz era o próprio presidente Lula, condenando o denuncismo praticado pela imprensa brasileira e exigindo que Sarney não seja mais tratado como "uma pessoa comum".

O denuncismo de que fala o presidente é em relação às frequentes acusações da imprensa sobre o poder legislativo: a farra das passagens, o castelão, os atos secretos. Ou seja, Lula age agora como aquele rei que, diante de uma má notícia trazida por um mensageiro, mandava matar o mensageiro ao invés de resolver o problema.

Se os parlamentares fazem festa com o dinheiro do povo e Sarney privatiza um órgão público como é o Senado, a culpa é de quem denuncia isso tudo. Pelo menos para o nosso presidente funciona assim, o que os olhos não lêem o coração não sente.

Pra variar, Lula mantém a posição de se ausentar diante dos escândalos. Assim como agiu no caso do mensalão, o presidente optou mais uma vez por passar a mão na cabeça dos "condenados pela imprensa".

Outra bola fora e tanto é claramente querer usar sua popularidade para legitimar essas atitudes ilícitas.

E Lula faz escola: Sarney discursou e também saiu pela tangente. Assim como Lula no mensalão, fez que não viu. Não sabia dos três mil reais de auxílio-moradia que entravam em sua conta todo mês, sendo que ele já possuia residência em Brasília, e não sabia que Epitácio Cafeteira (PTB-MA) havia empregado um neto seu.

Na verdade, é essa a verdadeira função da imprensa: atualizar os próprios envolvidos nos escândalos. Afinal, eles nunca sabem de nada. O problema é que eles preferem não saber de nada. Nesse caso, matem o mensageiro e pronto! Resolvido o problema.

06 junho 2009

A Vingança dos Nerds!!

No domingo passado assistindo o Domingão do Faustão, vi o quadro ''Garagem do Faustão'' no qual bandas querem mostrar seu talento e quem sabe conquistar seu lugar ao sol. Tudo bacaninha, mas num certo ponto me aborreci, pois o gordinho insistia em chamar a Izmália de Izmalia, sem o acento, repetiu inúmeras vezes o nome dela sem o acento e que já não consegui me conter, era muito chato escutar o nome dela sendo proferido sem o tal acento. A guria é daqui do Sul, manda tri bem no vocal e só o fato de o Faustão ter falado o nome dela sem acento, praticamente anulou as chances dela no tal concurso. Vamos combinar, Izmalia um nome sem acento, é um nome sem expressão, agora se pronunciado corretamente, IZMÁLIA, daí já dá uma ''pompa'', consegue chamar a atenção, tem força e talvez tivesse dado mais chances, mais votos, enfim...

O que realmente me hipnotizou foi a performance da banda ''Os Seminovos'', com a canção ''Escolha já seu nerd''. Algo realmente muito criativo, eu adorei. Eu adoro os nerds! Se vocês pensam que os nerds existem apenas nos filmes, estão redondamente enganados, eles estão mais próximos do que vocês imaginam. Eu por exemplo, estou cercada de nerds, meus amigos da universidade, a maioria deles é composta por nerds. Aliás, já tive uma época de nerdices, isso a long long time ago!! Eu penso que a vida é como um filme, e tendo como base a minha faixa etária, um filme americano, daqueles bem clichê, sempre tem o nerd, as líderes de torcida, os atletas e também os esquisitos (geralmente os esquisitos são os roqueiros, eu sei disso porque eu sou roqueira e os roqueiros sempre pagam de esquisitos, ainda não sei por qual motivo, se alguém souber por favor me conta!!), e daí os nerds são sempre os fracassados em termo de popularidade. E a música dos Seminovos diz uma grande verdade, algo que eu sempre falei para as minhas amigas (os): O nerd de hoje é o cara lindo de amanhã!! Além de lindo a música ainda prega que os mais evoluídos intelectualmente podem ser ricos e bons maridos futuramente.

Finalmente eu encontrei pessoas que concordam com a minha teoria, os nerds são os grandes caras do futuro!! E os esquisitos também viu...

Tenho vários amigos e amigas nerds, que se deram tri bem, estão lindos de morrer, tem projetos bem legais e um futuro promissor, isso faz com que eu os admire mais ainda, afinal eles têm uma conversa legal, são perspicazes, não perdem tempo com coisas banais e sem conteúdo. Portanto gurias e guris também: Escolham já o seu (sua) nerd!! Garanto que não vão se arrepender!!

E não esqueçam dos roqueiros esquisitos é claro!!

À propósito, eu indico que vocês assistam aos filmes da série ''A Vingança dos Nerds''. Tri legal!!

Agora confiram o vídeo dos nerds, quer dizer da banda ''Os Seminovos''.